Cirurgia Plástica

ABDOMINOPLASTIA (Inclui ex-obeso)

Sinônimos:

Cirurgia plástica abdominal, dermolipectomia abdominal.

Indicações:

A plástica abdominal está indicada nos casos onde exista predomínio da flacidez da pele e/ou da musculatura abdominal sobre o acúmulo de gordura. Incluímos aí os abdomes "globosos" ou "em avental".

Pode ser realizada em qualquer idade adulta, porém, é mais indicada para mulheres que não mais planejam ter filhos ou que pretendam engravidar em cerca de oito a dez meses após a cirurgia. As indicações e eventuais contra indicações devem ser minuciosamente discutidas na consulta inicial.

Anestesia: peridural ou geral. Local da Cirurgia: ambiente hospitalar. Tempo de Cirurgia: cerca de 2 horas. Tempo de Internação: 1 a 2 dias. Banho: a partir do 3° dia.

Pós operatório:

É indispensável o uso de modelador elástico por cerca de 30 dias. Os exercícios físicos podem ser retomados após um mês, de maneira progressiva.

Dor: É uma cirurgia que habitualmente causa muito pouca dor. Mesmo assim, medicação analgésica é prescrita, de maneira a proporcionar um pós operatório confortável.

Curativos: Habitualmente são por nós realizados uma vez por semana. Os pontos começam a ser retirados com sete dias. Atualmente, existe a possibilidade de usarmos fios de sutura absorvíveis ou cola cirúrgica, eliminando assim a necessidade da retirada dos pontos. Cicatrizes: Um dos pontos que deve ser muito bem esclarecidos na consulta é com relação às cicatrizes finais. Isto só pode ser feito após a avaliação, porém, a princípio esta cirurgia deixa uma cicatriz que praticamente acompanha o desenho de um traje íntimo, além da cicatriz umbilical.

É indispensável que a pessoa tenha ciência de que irá fazer uma troca, a de um resultado que lhe agrade por uma cicatriz.

Riscos: Raramente esta cirurgia traz sérias complicações, desde que realizada seguindo-se os princípios técnicos básicos, onde des-tacamos a equipe médica devidamente treinada e habilitada, além do local onde será realizada a cirurgia, que deve contar com todos os recursos básicos. O perigo não é maior nem menor que o existente em uma viagem de avião ou de automóvel, ou mesmo o simples atravessar de uma rua.

Antes e depois